segunda-feira, 16 de junho de 2014

Leia e entenda, somos nós.

TERAPEUTA HOLÍSTICO, COMPLEMENTAR,

NATURISTA OU NATUROPATA ...??

 Terapeuta é todo aquele profissional que não fez formação superior em Medicina, mas trabalha com a saúde de uma forma natural. Terapeuta Naturista tem relação com a natureza, é todo aquele que procura situações e respostas mais próximas do natural, como por exemplo: Homeopatia, Fitoterapia, Florais, Massoterapia (massagens terapêuticas), Acupuntura, Radiestesia, Reiki, Shiatsu, Ozonoterapia,Yogaterapia e tantas outras tecnicas publicadas e reconhecidas pela OMS - Organização Mundial de Saúde - CONCLA Comissão Nacional de Classificação e CBO - Cadastro Brasileiro de Ocupaçoes ambas  do Ministério do Trabalho e Emprego  e do Ministério da Saúde, além  das inclusas na Lei 5.471 de 10 de Junho de 2009, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, dentre outras.

Muito embora os cursos hoje em sua maioria não tenham nenhuma relação com formas espiritualísticas de tratamento, ainda existem algumas que fazem uso desta, sendo que a pessoa que busca formas alternativas de tratamento, deve fazer uma pesquisa pessoal, respeitando sua própria consciência e ética neste respeito, ao escolher uma ou outra forma de tratamento, em qualquer área da saúde.
Atualmente existem cursos técnicos na área nos mais diversos países onde é permitida, no Brasil a denominação de tais cursos levam o nome de Curso livreCurso de extensão[1] ou Lato Sensu. Muito cuidao com esse curso , principalmente os "Curso On LINE" , onde nao tem reconhecimentoo , por entidades de classe, sindicatos e etc. Mas é muito comum no meio profissional destas formas de terapias o autodidata. Nos cursos profissionais sérios há uma real preocupação com respeito a não se ultrapassar os limites da profissão de Terapeuta, principalmente em não "invadir" o que cabe a medicina convencional através dos tratamentos ortodoxos. O que melhor define as formas sérias de Terapias Alternativas seria o lema "TRATAMENTO PARA A PESSOA - TRATA-SE O DOENTE NÃO A DOENÇA",  pois aí estaria entrando num campo ao qual não temos formação profissional.

Leia mais: http://sintenrj.com


Leia mais: http://www.sintenrj.com/

Nenhum comentário: